Power BI Developer Mode (parte 1 de 3)

Os últimos meses têm apresentado várias evoluções no ecossistema do Power BI, agora Fabric. Uma dessas alterações é o Developer Mode, que permite a utilização de diversas funções.

Apesar de numa primeira análise, e até pelo seu próprio nome parecer uma opção disponível apenas para quem faz do desenvolvimento de Power BI a sua atividade profissional, na minha opinião o potencial é para um grande número de utilizadores.

Com este novo modo no Power BI conseguimos ter acesso aos metadados dos datasets e dos relatórios em formato de texto conseguindo assim aceder a diversas capacidades como:

  • Controlo de versões (Source Control)
  • Integração e desenvolvimento contínuos (Continuous Integration and Continuous Delivery (CI/CD))
  • Suporte para editores de texto (Text Editor Support)
  • Criação programática e edição de definições dos artefactos (Programmatic generation and editing of artifact definitions)

Esta nova funcionalidade encontra-se em preview, mas é extremamente fácil de implementar, ativando a opção nas Preview Features:

Depois de termos a funcionalidade ativa apenas temos de guardar o nosso ficheiro como Power BI project file (extensão PBIP).

Este novo formato vai “dividir” o nosso ficheiro (anteriormente PBIX) nos seus diversos artefactos (Dataset,Report), esta nova forma de gravação está configurada da seguinte forma:

  • \<project name>.Dataset folder
  • \<project name>..Report folder
    • Ficheiros e pasta que representa o relatório Power BI. Nesta pasta o ficheiro mais importante é “report.json” (durante a preview alterações externas a este ficheiro não são suportadas). (Informação sobre a pasta Report).
  • <project name>..PBIP file
  • .gitIgnore
    • Especifica os ficheiros que devem ser ignorados intencionalmente pelo GIT, apenas metadados deverão ser guardados no repositório GIT. Os dados são guardados localmente no ficheiro cache.abf, que são tendencialmente um ficheiro binário de elevada dimensão e por resultado deverão ser ignorados pelo GIT.

Como podemos verificar temos aqui um conjunto de novos conceitos que, para quem não é programador podem trazer alguma confusão. Além destes novos conceitos a introdução deste projeto Power BI pode beneficiar da instalação ou utilização de outros softwares auxiliares como é o Git e o DevOps.

Vamos debruçar-nos rapidamente sobre o conceito do GIT.

Git é um sistema de controlo de versões utilizado para seguir alterações em ficheiros de computador. Além de permitir seguir as mudanças no código, o GIT é utilizado para gerir diferentes versões dos ficheiros, permitir a colaboração de diversos utilizadores em simultâneo e suporta desenvolvimento paralelo (branches).

Verifiquem aqui a informação sobre a integração do Git no Power BI Desktop.

Em próximos posts vamos ver como podemos utilizar este novo projeto para levarmos o desenvolvimento de modelos e relatórios de Power BI a um outro nível.

One thought on “Power BI Developer Mode (parte 1 de 3)

Deixe um comentário