Grupos calculados

Com a introdução das ferramentas externas no Power BI conseguimos aumentar a flexibilidade e a forma como podemos criar os nossos relatórios.

O que são grupos calculados (calculation groups)?

Grupos calculados são tabelas com uma única coluna, e que permitem aplicar cálculos em cima de medidas já existentes em DAX.

Vamos considerar um simples exemplo de vendas tendo por base da Contoso da Microsoft (download).

Continue a ler “Grupos calculados”

Gráfico de barras hierárquico

Tal como referi o Power BI tem a possibilidade de incorporar visualizações customizáveis, nesse sentido existem diversos utilizadores que fazem a criação de gráficos e os submetem na AppSource.

Hoje apresento um gráfico de barras hierárquico criado por Zubair criador do blog excelnaccess.com.

O Zubair vive na Arábia Saudita e é um contabilista certificado, que se dedicou ao desenvolvimento das suas capacidades no Excel, Access e Power BI sendo que é um Super User na comunidade do Power BI.

Continue a ler “Gráfico de barras hierárquico”

Eixos dinâmicos

Na comunidade do Power BI (PBI) surgem várias questões sobre como se pode ter um eixo nos gráficos que seja dinâmico. Esta questão recorrente tem várias versões sendo a mais comum as pessoas quererem ter dois valores diferentes por exemplo Artigo ou Categoria.

Costumam surgir algumas variações desta questão tal como ter uma coluna com o valor outros quando se faz a seleção de um x n.º de artigos ou de códigos. Na passada semana surgiu uma questão deste género mas que pedia um ligeiro twist que era apresentar as vendas por artigo no entanto colocar nomes fictícios caso os artigos não fossem parte da seleção.

Continue a ler “Eixos dinâmicos”

Transparências

Quando criamos visualizações algumas vez necessitamos de ocultar alguns dados da visualização ou então torna-los transparentes de modo a vermos cruzamento de dados.

No Power BI apesar de termos opções de transparência para fundos e imagens, quando nos referimos aos pontos dos dados essa opção não está disponível e utilizando as definições padrão apenas podemos escolher cores sem outro qualquer atributo.

No entanto com a massificação da formatação condicional nas várias visualizações assim como campos podemos recorrer a um simples truque para tornar possível a transparência de dados.

Continue a ler “Transparências”

Visualizações personalizadas

Quando iniciei este blog comecei por criar um artigo sobre a criação de visualizações personalizadas com as visualizações padrão do Power BI. No entanto seja importante apresentar quais as potencialidades que nos surgem para inserirmos visualizações personalizadas no nosso relatórios.

Temos 2 formas de obter visualizações personalizadas:

  • App Source da Microsoft
  • Criação das nossas próprias visualizações
Continue a ler “Visualizações personalizadas”

Múltiplas relações entre tabelas

Na criação de gráficos e relatórios muitas vezes necessitamos de visualizar informação com uma mesma base de análise no entanto os dados base diferem. Este caso acontece frequentemente com as datas.

Vamos tomar como exemplo a tabela de encomendas composta pelos dados abaixo:

Continue a ler “Múltiplas relações entre tabelas”

Cabeçalhos dinâmicos no Excel

Ao lerem o título devem estar a questionar-se porque é que falo em cabeçalhos dinâmicos no Excel quando este blog se dedica a Power BI.

Ao utilizar ficheiros de Excel como dados para um relatório de Power BI muitas vezes surge-nos uma questão recorrente que é o fato de que sendo ficheiros de excel apesar de a estrutura se manter igual os utilizadores por algum motivo mudam os nomes das colunas.

No Power BI quando importamos um ficheiro e criamos a nossa tabela de dados se alterarmos o nome das colunas no ficheiro base ficamos com um erro e a querie não é carregada.

Assim como podemos resolver esta situação?

Continue a ler “Cabeçalhos dinâmicos no Excel”