Função cross filter

Ao relacionar duas tabelas temos a opção de definir qual a forma como as fórmulas do nosso relatório são filtradas, permitindo criar um filtro bidirecional, ou seja, em qualquer dos sentidos da relação.

Esta opção apesar de útil nalgum caso poderá criar alguma ambiguidade nos resultados e retornar resultados incorretos. No entanto podemos através de DAX criar filtros bidirecionais ou mesmo desativar a relação.

Para isso utilizamos a função CROSSFILTER que podemos definir como:

Continue a ler “Função cross filter”

Para que serve o drill through

As necessidades de informação são sempre dependentes do tipo de análise que queremos fazer, sendo que um requisito recorrente é a capacidade de detalhar informação.

No Excel é comum a utilização de Pivot que permitem com um simples duplo clique num valor ter acesso a uma tabela com todos os detalhes base. No entanto se estivermos a falar de um gráfico esta possibilidade de detalhe fica mais reduzida tendo de se criar formulas complexas ou mesmo processo em Visual Basic.

O Power BI tem uma funcionalidade que leva este detalhe a um nível de interatividade total. Esta funcionalidade é o drill through.

Continue a ler “Para que serve o drill through”

Documentação Power BI

Ao iniciar a utilização de um novo software necessitamos de suporte e documentação de modo a conseguirmos aproveitar as suas funcionalidades em pleno. No Power BI, desde o primeiro dia, que essa documentação está disponível online.

O acesso a documentação pode ser acedido através da própria Microsoft, mas também através da comunidade, de páginas de formação, blogs, vídeos, entre outros.

Assim neste post, e noutros que se seguirão irão apresentar algumas das páginas que nos permitem aceder a documentação do Power BI.

Para começar iremos focar-nos na página da Microsoft:

docs.microsoft.com

Continue a ler “Documentação Power BI”

Nova experiência para custom visuals

Na versão de agosto do Power BI vai ser disponibilizada a nova experiência para introdução de custom visuals no Power BI desktop. Com esta nova experiência, baseada na AppSource, passa a ser mais fácil selecionar quais os melhores visuais para passar a mensagem de forma clara e rápida.

Continue a ler “Nova experiência para custom visuals”

Documentação de um relatório em Power BI

O desenvolvimento de relatórios é feito muitas vezes de forma orgânica, sendo que a documentação do mesmo nem sempre é feita ou muitas vezes de forma deficiente.

Assim, a informação relativa ao modelo, medidas utilizadas informação disponibilizada é passada de modo esporádico, dificultando as alterações e atualizações dos relatórios após alguns meses depois de criados ou até por outras pessoas que não as que estiveram envolvidas no processo inicial.

Este processo de documentação poderá ser demorado e muitas vezes não o rácio custo/benefício não é claro, logo é negligenciado nomeadamente quando falamos de projetos que não desenvolvidos fora de projetos de IT.

Para colmatar este ponto e conseguir rapidamente documentar os relatórios podemos fazer uso do Power BI Helper.

Continue a ler “Documentação de um relatório em Power BI”

Gráficos de barras com eixo móvel

As possibilidades de formatação das visualizações são bastastes e dependendo do tipo de gráfico poderão ter um maior ou menor detalhe de personalização.

Uma das possibilidades que não é facilmente customizada é a possibilidade do valor de referência de um eixo ser diferente de 0.

Vou exemplificar como podemos criar um gráfico de barras com a referência no valor 100 em vez de ser no 0.

Continue a ler “Gráficos de barras com eixo móvel”