Power Automate visual

Hoje apresento mais uma nova visualização, sendo que esta faz parte do universo Power Platfform.

Com esta nova visualização podemos criar processos e automatizações que irão consumir dados dos nossos relatórios.

Este é um grande passo na integração total das aplicações do Power Platform que irá permitir aos utilizadores efetuar tarefas como alertar outros utilizadores, criar tarefas ou preencher ficheiros de dados diretamente dos relatórios sem necessidade de copy+paste.

Podem ler a noticia no link abaixo:

Continue a ler “Power Automate visual”

Charticulator

Um tema recorrente desde os primeiros tempos do Power BI é a criação de visualizações customizadas, tal com já referido noutros posts o Power BI permite que através da AppSource se faça o download de vários modelos.

No entanto, todos temos ideias para qual a melhor forma de contar a história assim podemos recorrer ao Charticulator.

Até este mês para utilizar o Charticulator teríamos de recorrer ao site https://charticulator.com/, mas a partir de agora podemos ter este recurso no power BI Desktop.

Podem ler a noticia no link abaixo:

Continue a ler “Charticulator”

Filtrar visualizações através de um cartão

Uma das grandes valência do Power BI é a interatividade entre visualizações permitindo-nos criar dinamismo nos relatórios.

Esta funcionalidade depende do tipo de visualização que estamos a utilizar, se tivermos um slicer a interação passa pela filtragem, se tivermos um gráfico podemos utilizar a filtragem e o realce nas outras visualizações. No entanto se utilizarmos um cartão não podemos podemos definir que as restante visualizações sejam filtradas ou realçadas com base no valor do cartão.

Existe no entanto a possibilidade transpor esta limitação utilizando outras visualizações.

Continue a ler “Filtrar visualizações através de um cartão”

Novidades Power BI

Nos últimos dias têm surgido diversas novidades que estarão disponíveis em breve, abaixo seguem algumas e os links onde podem conseguir mais informações.

  • Power BI Premium per user – A licença Premium tem várias funcionalidades de elevada performance no entanto o seu preço é elevado (5.000 USD / P1) a partir de Abril 2021 passamos a ter disponível as funcionalidades premium a um preço bastante inferior (20 USD / Utilizador)
  • Object Level Security – Esta nova funcionalidade permite-nos definir permissões ao nível das colunas ou tabelas de dados de acordo com o login dos utilizadores. Um exemplo prático desta funcionalidade é a coexistência num mesmo relatório de dados financeiros e não financeiros. Até agora teríamos de ter dois relatórios para utilizadores com permissões para os dados financeiros e outra para os dados não financeiros.
  • Power BI embedded analytics playground – Ferramenta para testar o Power BI embedded.

Além destes anúncios partilho também duas novas ferramentas dos criadores do SQLBI

  • DAX.do – Um site onde podem experimentar formulas de DAX disponibiliza um modelo pré-carregado assim como a ferramenta DAXFORMATTER para formatação do vosso código
  • DAXGUIDE – A partir de agora estão disponíveis para cada função DAX vídeos com tutoriais explicativos de cada função um excelente recurso para perceber as funções DAX.

Tooltips personalizadas

No Power BI quando criamos uma visualização por defeito é criada uma tooltip (dica) com a informação básica dos diversos pontos.

Essa informação fica disponibilizada através de uma janela pop-up quando paramos sobre a informação dentro da visualização. Apesar de por defeito as tooltips estarem pré-definidas em formato e conteúdo podemos personalizar as mesmas de diferentes formas.

Esta personalização tem diversas dimensões das quais destaco:

  • Alterar formatos (cores, letras, dimensão)
  • Adicionar campos não presentes na visualização
  • Criar gráficos para servirem como tooltip
Continue a ler “Tooltips personalizadas”

Gráficos com várias colunas como legendas

Apesar de as boas práticas das visualizações de dados dizerem que um gráfico não deve estar sobrecarregado de informação pois poderá não ser legível, várias vezes surge na comunidade a pergunta de como se podem utilizar legendas (categorias) e várias medidas nos gráficos ficando assim com uma maior divisão dos dados.

Dependendo da quantidade de dados podemos ter várias opções, no entanto e dependendo do público alvo muitas vezes as soluções apresentadas não são as desejadas.

Vou dar 2 exemplos maneiras de apresentar a informação detalhada uma delas apresenta uma utilização da hierarquia no eixo do X, e a outra apresenta um detalhe maior conseguindo determinar cores individuais para cada conjugação de valores.

Continue a ler “Gráficos com várias colunas como legendas”

Ficheiros HTML

A utilização de ficheiros HTML é algo que se torna recorrente nos dias de hoje, sendo um formato usual surgem várias vezes na comunidade do Power BI perguntas sobre como aceder a informação.

Sendo um formato que permite diversos modelos é comum ver nas tentativas das pessoas a gravação em formato CSV, Excel, PDF, entre outros, no entanto o Power BI permite a abertura imediata destes ficheiros e a sua leitura nos mais diversos formatos.

Neste post vamos explorar rapidamente como podemos abrir um ficheiro HTML e utilizá-lo nos nossos relatórios de forma rápida.

Continue a ler “Ficheiros HTML”

Localizar palavras em frases

Na última semana surgiu uma questão na comunidade do Power BI sobre a possibilidade de escolher uma “frase” encontrar todas as referências noutra tabela das palavras contidas na frase escolhida.

Esta situação não é o que costuma ocorrer na maior parte dos relatórios em que o utilizador faz as seleções e o resultado retorna todos os valores que correspondem a escolha.

Ao não ser algo que fosse standard no Power BI verifiquei quais seriam as soluções feitas por outros utilizadores, sendo queda minha pesquisa com alguma criatividade na abordagem consegui através de dois post diferentes arranjar uma solução.

Nos passos abaixo encontram a solução para este problema.

Continue a ler “Localizar palavras em frases”