Rankings no Power Query

Na atualização de junho do Power BI foi adicionada uma função no Power Query que não foi referida no resumo. Essa função é Table.AddRankColumn.

Esta função como nome indica permite adicionar uma coluna de Ranking a uma tabela. Anteriormente para adicionar uma coluna de ranking, através de M language tínhamos que fazer alguns passos avançados como Group By ou Add Index, com a introdução desta nova função já não precisamos.

Continue a ler “Rankings no Power Query”

Field Parameters

Um dos requisitos que surge frequentemente no desenvolvimento de relatórios no Power BI é a possibilidade de dinamicamente colunas ou medidas nas visualizações. Esta funcionalidade tinha diversas formas de ser ultrapassada, fosse através da criação de bookmarks, tabelas auxiliares ou calculation groups.

Apesar de muitas delas não serem complexas em termos de funcionamento a sua configuração era trabalhosa, além de que a sua alteração não era fácil sem conhecimento da solução inicial.

Na atualização de maio 2022 tivemos a apresentação dos Field Parameter que permitem simplificar essas transformações.

Continue a ler “Field Parameters”

Algumas funcionalidades

Ao longo da minha utilização do Power BI tenho vindo a aperceber-me de algumas pequenas funcionalidades que nos podem vir a ajudar no dia-a-dia, muitas vezes e apesar de trabalhar com a ferramenta desde o primeiro dia ainda sou surpreendido por mais uma funcionalidade que não conhecia.

Deixo algumas dicas de funcionalidades que podem utilizar para melhorar a vossa utilização do Power BI.

Continue a ler “Algumas funcionalidades”

Linguagem M referenciação dentro da mesma consulta

O Power Query apresenta diversas funcionalidades interessantes, sendo que podemos muitas vezes compara-lo com a criação de Macros nos ficheiros de Excel. Tal como nas Macros criadas em VBA, o que fazemos é programar um conjunto de passos que depois são repetidos.

Temos de ter em atenção que o resultado de uma consulta é em regra geral uma tabela, temos alguns casos em que podemos utilizar valores individuais ou listas, no entanto quando os introduzimos no contexto final da consulta devolvemos uma tabela.

Continue a ler “Linguagem M referenciação dentro da mesma consulta”

Each exemplos de utilização (M language)

Aquando do tratamento de dados no Power Query vemo-nos muitas vezes obrigados a criar novas colunas com base noutras colunas, que depois posteriormente temos de remover para não termos informação duplicada.

Alguns exemplos podem ser a formatação especifica de um formato de número, ou a substituição de um valor de uma coluna condicionalmente.

Neste artigo vou demonstrar como podemos com um simples passo fazer algumas dessas transformações recorrendo a uma palavra-chave: each.

Continue a ler “Each exemplos de utilização (M language)”

Criação em massa de medidas

Na minha experiência com Power BI, por diversas vezes dei por mim a ter que replicar a criação de certas medidas (por exemplo a soma de colunas) este processo, dependendo do nosso modelo, pode ser demorado.

Até a pouco tempo a minha necessidade de massificação de medidas não era premente do ponto de vista da produtividade, mas com a mudança para tempo integral para a área do Power BI, verifiquei que necessitava de otimizar esse processo.

Tendo em conta que o Tabular Editor permite essa automação através de scripts decidi explorar melhor essa funcionalidade.

Vamos então perceber como rapidamente podemos criar medidas de soma para várias colunas num único passo.

Continue a ler “Criação em massa de medidas”