No fórum do Power BI existe uma ideia de Maio de 2022 com 2.860 votos (DAX calculations at visual level of reports), o conceito por detrás desta ideia é criar uma calculo simplificado ao nível visual sem que o utilizador necessite ter um conhecimento aprofundado do modelo.
Na sua génese a ideia é conseguirmos criar cálculos baseados em DAX, mas sem a complexidade do mesmo, tendo uma experiência similar ao Excel em que definimos um cálculo com base nas células da folha de cálculo.
Apesar da ideia ser de 2022, desde o lançamento do Power BI que os utilizadores têm vindo a pedir esta funcionalidade, uma vez que a mudança de contexto faz com que o DAX seja muito complicado de dominar.
Todos os utilizadores de Power BI em alguma altura do processo de desenvolvimento de relatórios já lutaram com a criação de uma métrica, por exemplo o total cumulativo ou uma média móvel.
A equipa de produto da Microsoft confirmou nos últimos dias que no seu roadmap foi incluído o lançamento dos cálculos visuais nos próximos meses, mas qual a utilidade desta nova funcionalidade?
Com esta nova opção passamos então a ter a oportunidade de realizar cálculos avançados em DAX, mas com uma sintaxe simples e uma interface otimizado.
Do que já foi apresentado podemos ter opções como Running Totals (Totais cumulativos), Moving Average (Média móvel), Previous (Valor anterior), Next (Valor Seguinte), entre outras.
A introdução destes novos conceitos vão permitir por exemplo resolver problemas de recorrência, situação que atualmente não é possível, isto acontece porque vamos poder referenciar linhas e colunas como se fossem células do Excel.
Sendo uma funcionalidade que responde às definições da visualização, permite por exemplo fazer o comparativo com o valor que está em primeiro lugar na visualização, ou seja, estes cálculos vão ser responsivos a ordenação, valores em tooltips, em legendas eixos e valores, e qualquer um deles pode ser utilizado nos cálculos.
A simplificação do DAX passa não só pelas novas formulas que vão ser disponibilizadas, mas também por algumas das regras não serem agora necessárias, nomeadamente a forma de identificação das tabelas.
Esta “quebra” das regras funciona porque os cálculos são agora realizados ao nível visual, ou seja, depois da agregação dos valores.
Estes novos cálculos visuais, não vão fazer parte do modelo e apenas vão existir nas visualizações, no entanto vai ser possível reutilizá-los (através de copy+paste) ou promover a medidas, sendo que neste caso o Power BI também irá realizar a tarefa de converter o DAX “simplificado” em funções mais complexas.
Uma última nota sobre esta funcionalidade é a indicação que todas as novas funções que têm vindo a ser disponibilizadas, tais como WINDOW, OFFSET, PARTITION BY são as bases para esta nova fórmula de programar em DAX.
One thought on “Cálculos visuais”