Parte 4/4
Gráfico de Gantt
Na gestão de projetos uma ferramenta que é normalmente utilizada é o gráfico de Gantt.
Este tipo de gráfico permite-nos perceber rapidamente quais as datas importantes assim como as dependências entre tarefas e os possíveis atrasos que ocorrem.
Na loja da Microsoft existem três visuais disponíveis:
Gantt by Microsoft Corporation (https://appsource.microsoft.com/en-us/product/power-bi-visuals/WA104380765?tab=Overview)
Gantt Chart by MAQ Software (https://appsource.microsoft.com/en-us/product/power-bi-visuals/WA104381364?tab=Overview)
Gantt Chart by xViz (https://appsource.microsoft.com/en-us/product/power-bi-visuals/WA200000891?tab=Overview)
Tal como nos gráficos anteriores com a configuração certa poderemos montar um gráfico Gantt sem a necessidade de efetuar downloads.
Montar o gráfico Gantt
Este gráfico é apresentado normalmente num formato de tabela e/ou matriz sendo que necessitamos apenas de marcar (colorir) as áreas onde queremos apresentar a ocupação numa determinada data (representada nas colunas) por um determinado recurso/atividade (representado nas linhas)
Tendo em conta esta configuração necessitamos de:
- Área a ser preenchida com cor
- Visualização da Matriz
Vamos criar um exemplo muito simples de Gantt, no entanto é possível aumentar o nível de detalhe e de complexidade. Assim só necessitaremos de uma única medida:
Usage User = IF ( ( MAX ( 'calendar'[Date] ) < MAX ( 'Gantt Chart'[Start Date] ) || MAX ( 'calendar'[Date] ) > MAX ( 'Gantt Chart'[End Date] ) ); BLANK (); 1 )
No cálculo acima comparamos se a data na matriz está no intervalo de datas das tarefas se sim colocamos o valor 1 senão fica em branco.
O próximo passo é montar a nossa matriz sendo que o truque para a criação do gráfico de Gantt é a utilização da formatação condicional. A configuração da matriz deverá ser efetuada de acordo com o seguinte formato:
Linhas:
- Task
- User
Colunas:
- Year
- Month Name
- Day
Valores:
- Usage User
Por último devemos descer na hierarquia das linhas e das colunas até ao nível mais baixo e aplicar a formatação condicional ao fundo da matriz e ao tipo de letra.
Devemos então fazer a formatação condicional de acordo com as imagens abaixo:
Como podem verificar o gráfico de Gantt está então preenchido:
Poderemos então efetuar outras formatações para termos o gráfico de acordo com as nossas preferências.
No caso de quererem identificar as tarefas ou os utilizadores deverão ser criadas medidas adicionais e formatações condicionais.
Palavras finais
Como podem verificar se conhecermos a forma como as visualizações funcionam no PBI e tivermos algumas configurações adicionais utilizando DAX ou o editor avançado de query (linguagem M) podemos efetuar diversas customizações das visualizações sem necessidade de recorrer a downloads.
No entanto, com este texto, não pretendo dissuadir da utilização dos visuais personalizados que existem uma vez que se trata de uma grande vantagem do PBI permitindo resolver vários problemas e evidenciar o relato da nossa história.
As medidas apresentadas podem ser melhoradas através da criação de variáveis e/ou parâmetros dinâmicos, contudo, foram apenas criadas como prova de conceito portanto os modelos apresentados poderão apresentar alguns erros ou duplicações.
Façam o download do ficheiro (PBIX) na galeria de histórias do PBI (Data Stories Gallery) e caso tenham sugestões ou questões por favor partilhem.