Ao trabalhar com o Power BI desde o primeiro dia, tenho vindo a criar alguns “vícios”, nomeadamente nalgumas operações que no início da ferramenta não estavam disponíveis. Penso que isto seja um processo normal tendo em atenção que conforme vamos evoluindo na aprendizagem, certas funcionalidades que se tornam mais rotineiras e nem sequer procuramos novas formas de as fazer.
Nesse sentido venho apresentar 3 truques que talvez não tenham conhecimento mas que tenho vindo a ter acesso através de vários videos, tutoriais online ou pura sorte quando clico num link.
Os truques são:
- Copy + Paste de queries (entre ficheiros)
- Utilizar emojis
- Usar teclado para atalhos
Copy + Paste de queries (entre ficheiros)
Esta funcionalidade apareceu-me outro dia no canal do YouTube – Guy in The Cube, e fiquei completamente espantado pois não sabia da sua existência, nem sequer tinha testado.
Quando pretendemos copiar uma query no PBI normalmente efectuamos os seguintes passos:
- Editor avançado da query base
- Copiamos o código
- Criamos uma nova query em branco no novo ficheiro
- Colocamos o código no editor avançado
No entanto a simples funcionalidade do copy+paste funciona normalmente entre ficheiros, se seleccionarmos a query ou queries que pretendemos copiar e com o botão de contexto escolhermos o copy e depois fizermos paste no novo ficheiro as queries são copiadas na integra.
O interessante desta funcionalidade é que temos 3 pontos adicionais além da cópia simples de queries:
- Podem ser copiados grupos completos de queries (pastas)
- Quando copiamos uma query que está dependente de outra (exemplo que utiliza uma função personalizada) as queries antecedentes também são copiadas mantendo a integridade das nossas consultas.
- Podem ser copiadas queries entre o Power BI e o Power Query (excel)
Um outro truque dentro do copy paste é que se em vez de copiarem a query para dentro de um ficheiro de PBI ou Excel o fizeram para dentro de um editor de texto tem o vosso código todo copiado sem terem de abrir o editor avançado.
Fica aqui o link do video onde podem ver a exemplificação destes truques.
Utilizar emojis
Muitas vezes ao montar o nosso modelo tentamos escolher os melhores nomes para as nossas tabelas, no entanto nem sempre a forma como escolhemos os mesmos será o mais lógico para os vários utilizadores.
No entanto todos sabemos que 1 imagem vale mais do que 1000 palavras.
O que diriam se pudéssemos associar um ícone ao nome de uma tabela?
Pois bem é possível para isso basta carregar na tecla Windows + “.” o que abre a janela dos emojis escolhemos o emoji que queremos e fazemos o copy + paste no PBI.
O interessante desta funcionalidade é que funciona nos nomes das tabelas, nomes de medidas ou colunas e até dentro de uma medida como resultado.
Vejam este vídeo que ensina a colocar emojis nos vossos relatórios e experimentem as várias potencialidades.
Usar teclado para atalhos
Por último temos uma funcionalidade que muitos dos utilizadores mais experientes costumam sempre reclamar na maioria dos softwares que é os atalhos do teclado. Para quem todos os dias que trabalhar com uma ferramenta sabe que uma das maneiras de ser mais eficiente é não utilizar tanto o rato.
Apesar do PBI no seu início não ter disponibilizado atalhos através do teclado para a maioria das suas funções esta funcionalidade tem vindo a crescer.
Atualmente o Power BI conta com cerca de 42 atalhos por teclado a saber:
Frequently used shortcuts | |
To do this action | Press |
Move focus between sections | Ctrl + F6 |
Move focus forward in section | Tab |
Move focus backward in section | Shift + Tab |
Select or clear selection of an object | Enter or spacebar |
Multi-select objects | Ctrl + spacebar |
On visual | |
To do this action | Press |
Move focus to visual menu | Alt + Shift + F10 |
Show data | Alt + Shift + F11 |
Enter a visual | Ctrl + Right arrow |
Enter a layer | Enter |
Exit a layer or visual | Esc |
Select or clear selection of a data point | Enter or spacebar |
Multi-select | Ctrl + Enter or Ctrl + spacebar |
Right-click | Windows keyboard: Windows context key + F10. The Windows context key is between the Left Alt key and the Left Arrow Key |
Other keyboard: Shift + F10 | |
Clear selection | Ctrl + Shift + C |
Show or hide tooltip | Ctrl + H |
Table and matrix navigation | |
To do this action | Press |
Move focus up / down one cell (across all cells in all areas) | Up arrow key / Down arrow key |
Move focus left / right one cell (across all cells in all areas) | Left arrow key / Right arrow key |
Pane navigation | |
To do this action | Press |
Multi-select | Ctrl + spacebar |
Collapse a single table | Left arrow key |
Expand a single table | Right arrow key |
Collapse all tables | Alt + Shift + 1 |
Expand all tables | Alt + Shift + 9 |
Open a context menu | Windows keyboard: Windows context key + F10. The Windows context key is between the Left Alt key and the Left Arrow Key |
Other keyboard: Shift + F10 | |
Slicer | |
To do this action | Press |
Interact with a slicer | Ctrl + Right arrow key |
Selection pane | |
To do this action | Press |
Activate selection pane | F6 |
Move an object up in the layering | Ctrl + Shift + F |
Move an object down in the layering | Ctrl + Shift + B |
Hide / show (toggle) an object | Ctrl + Shift + S |
DAX editor | |
To do this action | Press |
Move line up / down | Alt + Up arrow key / Down arrow key |
Copy line up / down | Shift + Alt + Up arrow key / Down arrow key |
Insert line below | Ctrl + Enter |
Insert line above | Ctrl + Shift + Enter |
Jump to matching bracket | Ctrl + Shift + \ |
Indent line / Extend line into the margin | Ctrl + ] / [ |
Insert cursor | Alt + Click |
Select current line | Ctrl + I |
Select all occurrences of current selection | Ctrl + Shift + L |
Select all occurrences of current word | Ctrl + F2 |
Enter data | |
To do this action | Press |
Exit editable grid | Ctrl + Tab |
Na listagem acima podem encontrar o link para o detalhe dos atalhos de teclado.
Espero que tenham gostado destes pequenos truques que podem facilitar a vossa vida ou simplesmente fazer os vossos relatórios parecem diferentes.