Nos relatórios que criamos em Power BI e tendo em atenção a interatividade que os mesmos nos permitem, muitas vezes a seleção de determinados filtros de dados faz com que o resultado apresentado seja um valor em branco (Blank).
Dependendo do tipo de visualização os valores em branco são o resultado desejado (por exemplo num gráfico linhas) noutros caso não faz grande sentido apresentar a informação nesse modo (exemplo de um cartão).
Neste post vamos verificar como podemos transformar um resultado em branco num 0.
Vamos considerar a tabela de dados abaixo apresentada:
Como podemos verificar nesta tabela temos alguns valores em branco, sobre estes dados vamos criar as seguintes medidas:
Count of ID = COUNT('Table'[ID Person]) Total Values = SUM('Table'[Value])
Se fizermos uma simples dashboard podemos verificar o resultado anexo das medidas utilizadas:


Na primeira imagem verificamos que os valores em branco influenciam a matriz e os gráficos sendo que a Categoria E não é apresentada e a Categoria B tem a contagem do ID em branco.
Depois de aplicarmos os filtros sobre as duas categorias que temos valores em branco podemos ver que um dos cartões apresenta Blank e um dos gráficos está completamente vazio.
Soluções
Até á pouco tempo existiam uma forma de solucionar este problema, com a criação dos grupos calculados abriu-se uma nova forma de resolver a situação.
Como podíamos anteriormente resolver esta situação era fazer uma das alterações abaixo às nossas formulas:
Count of ID = COUNT('Table'[ID Person]) + 0 OU Count of ID = IF ( ISBLANK ( COUNT ( 'Table'[ID Person] ) ); 0; COUNT ( 'Table'[ID Person] ) )
Esta alteração na fórmula resulta no resultado esperado com podemos ver abaixo no entanto nem sempre esta é a solução ideal uma vez que no caso dos cartões ou da matriz o resultado zero é o desejado no entanto nos gráficos fará sentido visual não apresentar os dados.

Vamos então apresentar a solução mais recente que surge com o uso de Grupos Calculados. Com esta funcionalidade poderemos evitar a desmultiplicação das medidas nas quais pretendemos substituir valores em branco por zeros por uma única medida e assim simplificar a manutenção do modelo, pois na criação ou eliminação de medidas não temos de nos preocupar com as diferentes medidas que são utilizadas e em que visuais.
Vamos então criar uma simples medida no nosso grupo calculado:
SELECTEDMEASURE() + 0 OU IF ( ISBLANK ( SELECTEDMEASURE() ); 0; SELECTEDMEASURE() )
Assim podemos agora utilizar esta medida para fazer a nossa alteração aos nossos gráficos:
- Utilizando a coluna do grupo calculado como filtro nas visualizações que queremos ter com valor 0
- Utilizando um slicer que ativa/inativa essa opção



O exemplo dado foi simplificado para devolver 0 no entanto se quisermos devolver um texto ou outro valor qualquer podemos utilizar a opção da formula IF e retornar esse mesmo valor.
Mais uma vez fica o blog do SQLBI onde tem informação mais detalhada sobre os grupos calculados.
Muito obrigado!
GostarGostar
Bom dia Renan,
Na altura em que fiz este blog post ainda não estava disponível a função COALESCE mas atualmente é mais uma das opções para substituir blank por zero bastará fazer uma formula semelhante a que se encontra abaixo:
SUM = COALESCE( SUM( Table[Column] ) , 0 )
GostarGostar
Fala Miguel! boa tarde. Gostaria de agradecer a ajuda que deu! Me salvou!! abs. Usei “SUM = COALESCE( SUM( Table[Column] ) , 0 )” que vc postou acima!
GostarGostar
Boa tarde Felipe, ainda bem que o meu artigo o ajudou.
Cumprimentos
GostarGostar
Ajusou muito, obrigada
GostarGostar