Para que serve o drill through

As necessidades de informação são sempre dependentes do tipo de análise que queremos fazer, sendo que um requisito recorrente é a capacidade de detalhar informação.

No Excel é comum a utilização de Pivot que permitem com um simples duplo clique num valor ter acesso a uma tabela com todos os detalhes base. No entanto se estivermos a falar de um gráfico esta possibilidade de detalhe fica mais reduzida tendo de se criar formulas complexas ou mesmo processo em Visual Basic.

O Power BI tem uma funcionalidade que leva este detalhe a um nível de interatividade total. Esta funcionalidade é o drill through.

O que é o drill through? É o processo de obter detalhes de informação que são filtrados pelo contexto.

Basicamente trata-se de uma funcionalidade que mantendo a seleção da informação que temos (ano, entidade, empresa, utilizador ou outra qualquer coluna do modelo) nos apresenta detalhes adicionais.

A opção de drill through está disponível ao nível das páginas dos relatórios e basta apenas arrastar os campos que pretendemos filtrar:

Além dos campos a utilizar no drill through temos duas opções:

  • Keep all filters: Esta opção permite-nos passar todos os filtros da página “principal” para a nossa página de drill through, ou seja, caso tenhamos apenas um campo no drill through, mas a opção esteja ativa os restantes filtros que estejam a ser aplicados na página “principal” serão passados para o resultado final.
  • Cross-report: Esta opção permite transferir os filtros para outro relatório distinto. Esta opção implica configurações adicionais nas opções do ficheiro ou no Service

Quando ativamos o drill through é adicionado na página um botão de retrocesso para a página “principal”, sendo que se verificarmos as ações do botão o mesmo está associado ao “Retrocesso”.

Na página “principal” o acesso ao drill through apenas é possível nas visualizações que tem associados os campos que foram utilizados na página de detalhe. A opção fica disponível de uma de três formas:

  • Botão do lado direito na visualização:
  • Utilizando as novas tooltips
  • Através de um botão (este botão apenas fica ativo com a seleção de um valor de uma visualização):

Como podem ver as opções são diversas sendo que é uma funcionalidade bastante pertinente quando pretendemos apresentar detalhes de informação sem termos de reduzir o espaço disponível para as nossas visualizações.

Vejam mais sobre esta funcionalidade nos links abaixo:

Documentação Power BI – Drill Through

Documentação Power BI – Cross-report drill through

Master Detail Design with drill through Filter in Power BI (RADACAD)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: