Sincronização de slicers (avançado)

No Power BI existem algumas funcionalidades que devido a forma como podem ser configuradas se tornam pouco conhecidas, no entanto que podem vir a trazer interatividade bastante interessante nos relatórios que criamos.

A sincronização de slicers permite-nos ter os nossos dados “sincronizados” entre diferentes páginas do nosso relatório e é facilmente configurável, até porque, num simples copy+paste entre páginas nos é perguntado se queremos sincronizar.

No entanto as opções avançadas são por vezes esquecidas, esta opção permite-nos sincronizar slicers que estejam no mesmo grupo, ou seja, podemos realizar a sincronização de slicers dentro da mesma página.

O que esta opção tem de interessante face ao normal funcionamento da sincronização é que eu posso realizar a sincronização de slicers que interagem com colunas/tabelas diferentes desde que os valores sejam semelhantes. O que isto significa é que podemos, por exemplo, ter dois slicers de data que venham de tabelas diferentes e que estão sincronizados não tendo que duplicar a seleção para os nossos utilizadores.

A configuração destes slicers é relativamente simples e basta ir ao painel de slicers:

Screenshot of entering a group name in the Advanced section of the Sync slicers pane.

Como podemos verificar nas opções avançadas se preenchermos, nos slicers que pretendemos sincronizar, a caixa com o nome do grupo temos a possibilidade de fazer essa sincronização.

As outras duas opções permitem-nos fazer a edição avançada da sincronização:

  • Sync field changes to other slicers: esta opção permite-nos que quando alteramos um dos slicer os restantes serem atualizados, isto pode significar a mudança de colunas no slicers, ou a simples formatação
  • Sync filter changes to other slicers: esta opção está relacionada com os filtros que são aplicados num slicer também serem transferidos para os outros slicers.

Vejam os dois vídeos abaixo uma com um exemplo de como utilizar esta sincronização, o outro com a explicação das opções avançadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: