Na atualização de junho do Power BI foi adicionada uma função no Power Query que não foi referida no resumo. Essa função é Table.AddRankColumn.
Esta função como nome indica permite adicionar uma coluna de Ranking a uma tabela. Anteriormente para adicionar uma coluna de ranking, através de M language tínhamos que fazer alguns passos avançados como Group By ou Add Index, com a introdução desta nova função já não precisamos.
A função Table.AddRankColumn tem a seguinte sintaxe:
Table.AddRankColumn(table as table, newColumnName as text, comparisonCriteria as any, optional options as nullable record) as table
Os parâmetros são os seguintes:
- table: o nome da tabela sobre a qual queremos introduzir a coluna de ranking.
- new column name: o nome da coluna de ranking.
- comparison criteria: as condições que determinam a forma como o ranking será calculado.
- options: é um parâmetro opcional para a escolha do tipo de ranking (RankKind). Existem 3 tipos de ranking: Competition, Dense e Ordinal.
Se tomarmos a tabela abaixo como exemplo, vamos então utilizar a nova formula para criar um ranking do Value baseado na Category.

Devemos então seguir os passos abaixo:
- Utilizando o botão do lado direito do rato no último passo adicionamos um novo custom step

- Na barra de fórmulas substituímos o código pelo seguinte:

= Table.AddRankColumn(
#"Changed Type",
"Ranking",
{"Value", Order.Descending},
[RankKind = RankKind.Competition]
)

- Como podemos verificar temos uma nova coluna com a ordenação de acordo com a coluna Values ordenada de forma descendente.
Ao analisarmos o código podemos ver que no terceiro parâmetro definimos a ordenação que pode ser ascendente ou descendente.
Tal como referimos o parâmetro das options permite definir como são tratados os valores que tenham um ranking igual:
- Ordinal – Não vão existir ranking com o mesmo número, o desempate é feito através da ordem dos valores na tabela original
- Competition – Vão existir valores repetidos de ranking, no entanto os resultados não vão ser seguidos (por exemplo se tivermos dois resultados com o número de ranking de 3 o próximo valor de ranking será o 5)
- Dense – Tem um comportamento similar ao competion, no entanto o ranking continua a ser seguido, ou seja, se tivermos dois valores de 3 o valor seguinte do ranking será o 4.
Mais uma das funcionalidades que o Power Query nos permite realizar, sendo que não sendo dinâmica (tal como nos permite a criação de uma medida DAX) é sempre uma alternativa.