Power query – Alguns conceitos base

Algumas das ultimas apresentações que fiz focaram-se nos conceitos base do Power Query. Ao preparar-me para essas apresentações deparei-me com o fato de que muitas vezes damos por garantido alguns conhecimentos, e que é importante voltarmos a rever de tempos a tempos os conceitos base.

Neste artigo irei apresentar alguns dos conceitos base do Power Query que nos permitem perceber melhor como podemos utilizar a ferramenta de forma mais eficaz.

Iremos começar por nos focar em 2 conceitos base:

  • Valores (Values)
  • Expressões (Expressions)

Valores

Em Power Query um dado é conhecido com um valor, ou seja, qualquer informação numa tabela no seu nível mais básico ou numa consulta (Query) é um valor.

Os valores podem ser agregados em duas categorias: valores primitivos (primitive values) e valores estruturados (structured values).

Os valores primitivos são os que não são compostos por qualquer outro tipo de elementos (valores) temos o exemplo de números (1), letras (a), verdadeiro ou falso (true/ false), cadeias de texto (abcd) entre outros. Estes dados são os “blocos” para a construção das nossas consultas.

Os valores estruturados são criados através dos valores primitivos ou através de outros valores estruturados sendo que nesta última opção chamamos esses valores de registos (records). Alguns exemplos de valores estruturados são as listas ({1, 2, 3}) e as tabelas ([A = {1}, B = {2}, C = {3} ]).

Expressões

Uma expressão é uma fórmula que é usada para construir valores, as expressões podem utilizar uma série de variedade de estruturas sintáticas, sendo que abaixo apresentamos alguns exemplos:

if 2 > 1 then 2 else 1 – a conditional expression
let x = 1 + 1 in x * 2 – a let expression
error “A” – error with message “A”

Tipo expressãoExemplo
Valor de texto“Hello World”
Número123
Soma de dois números1 + 2
Lista de 3 números{1, 2, 3}
Registo que contêm dois campos X e Y[ x = 1, y = 2 + 3 ]
Uma função que calcula uma soma(x, y) => x + y
Expressão condicionalif 2 > 1 then 2 else 1
Expressão letlet x = 1 + 1 in x * 2
Mensagem de erro “A”error “A”

As expressões complexas como por exemplo 1 +2, são compostas por subexpressões no caso apresentado temos os literais 1 e 2 que são subexpressões da expressão principal 1+2.

Estes são alguns dos conceitos básicos do Power Query que é bom rever de tempos a tempos, apresentarei em próximos artigos mais alguns conceitos que nos permitem perceber a lógica base desta ferramenta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: