Parte 2/4
Gráfico Gauge Rotativo
No que diz respeito a esta visualização, não se trata exatamente de uma visualização personalizada, normalmente as pessoas apenas pretendem apresentar o “Gauge Chart” numa perspetiva diferente.
Se analisarmos em pormenor um gráfico Gauge o que vemos é uma metade de um gráfico Pizza/Donut então utilizando o pensamento “dentro da caixa” podemos utilizar um gráfico Donut para rodar o gráfico Gauge.
Antes de começar, necessitamos compreender como é que o gráfico Donut funciona (a explicação seguinte também é válida para o próximo visual o Tacómetro).
As principais características de um gráfico Donut (ou pizza) no Power BI (PBI) são as seguintes:
- Gráficos Donut começam no topo superior da visualização
- A ordenação é feita no sentido do ponteiro dos relógios
As características anteriores estão visíveis nas imagens abaixo:
Como se pode verificar na ordenação ascendente (1, 2, 3, 4) o número 1 situa-se no canto superior direito e o 4 no canto superior esquerdo, ao alterar a ordenação para descendente os dois números alteram a sua posição no gráfico.
Baseado nestes conhecimentos apenas temos de selecionar como pretendemos que a rotação do gráfico seja efetuada de modo a criarmos um gráfico Gauge.
Montar o Gauge rotativo
Para simplificar a criação da visualização os valores para o gráfico foram criados utilização uma tabela de parâmetros com formatação percentual entre 0% e 100%.
Na tabela criamos uma medida com o nome Valor Incremental (Incremental Value) que apenas mostra o total selecionado (0% a 100%):
Incremental Value = SELECTEDVALUE(Parameters[Value])
Precisamos de criar 3 medidas:
Percentagem utilizada (Percentage Used) – Área do gráfico que irá ser colorida:
Percentage Used = [Incremental Value]/2 * 100
Tal como referimos anteriormente gráfico Gauge é uma metade de um gráfico Donut sendo este na base dos 100% a área colorir será dividida por dois, passando a base a ser entre os 0% e os 50%.
Área em branco (Blank area) – Área que determina para que lado o gráfico irá rodar, trata-se de uma medida com um valor fixo.
Blank area = 50
Tal como referido no ponto anterior estamos numa base de metade do valor pelo que será 50.
Área preenchimento (Filling Area) – Determina a área não preenchida do gráfico, ou seja, o remanescente do valor até ao 100%.
Filling Area = [Blank Area] - [Percentage Used]
Trata-se da diferença entre as duas medidas anteriores.
Agora que criamos as nossas medidas apenas as temos de colocar no gráfico pela ordem correcta para que consigamos o no gráfico Gauge rotativo.
Se quisermos o gráfico com a rotação para a direita devemos colocar as medidas na seguinte ordem:
- Percentage Used
- Filling Area
- Blank Area
Agora seleccionando o valor do slicer Incremental e veremos o gráfico Gauge a ser preenchido.
De modo a completar a visualização podemos colocar um cartão com a medida Incremental Value e assim criamos a ilusão de uma visualização personalizada. Com a opção do agrupamento das duas visualização é possível alterar a posição e a dimensão das duas como se fossem uma só visualização.
De referir que caso queiram criar um gráfico com uma rotação para baixo terão de ser criadas duas medidas para o espaço em branco cada uma com 25 (ordem na visualização será Branco1, Percentagem, Preenchimento, Branco2).
Na imagem abaixo podemos comparar a visualização original com as criadas neste tutorial.
De notar que o gráfico Gauge é uma visualização padrão do PBI no entanto apenas está disponível sem rotação.
Na próximo post irei explicar como criar um Tacómetro utilizando o gráfico Donut.