Parte 1/2
Infográfico
Apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais (fotografia, desenho, diagrama estatístico etc.) integrados em textos sintéticos e dados numéricos, geralmente utilizada em jornalismo como complemento ou síntese ilustrativa de uma notícia; infografia.
Uma das atividades mais frequentes no meu dia-a-dia é a criação de relatórios e/ou preparação de KPI’s sendo que a minha dificuldade é sempre como apresentar a informação da forma mais simples e direta, conjugando a mesma com um visual apelativo.
Tendo por base formação financeira fui sempre encaminhado para a apresentação dos dados em formato tabular sendo a opção imediata para qualquer financeiro. Não fiz nenhum estudo estatístico, no entanto penso que 99% dos financeiros quando lhe pedem um resumo de qualquer indicador ou conjunto de indicadores irão devolver uma tabela ou uma matriz.
No entanto e talvez derivado a minha natureza curiosa sempre procurei algo mais, e principalmente que transmitisse a mensagem rapidamente e fosse apelativo.
No meu processo de criar relatórios no Power BI (PBI) uma das coisas que faço é ir ao Google e procurar “Dashboard de…” ou “Relatório sobre…”. Isto devolve-me ideias nos mais variados formatos e opções. Mas luto sempre na forma como posso replicar alguns dos exemplos que vejo.
Esta “luta” é porque muitos dos dashboards/relatórios que encontro têm por base infográficos com um tal nível de sofisticação que na minha opinião deverão ser criados por designers.
No entanto na semana passada tudo se veio a alterar, estava na conversa com um colega meu e ele pediu-me a opinião sobre uma apresentação que tinha preparado e estava com uma elevada qualidade gráfica, não sendo ele designer de profissão a minha questão foi:
“Fizestes tu ou pedistes a alguém?”
Ao que a resposta foi surpreendente.
“Fui ao Google e pesquisei apresentações profissionais. Tens lá muitos exemplos de como fazer.”
Ele então enviou-me uma série de links do Youtube com os vídeos explicativos dessa apresentação especifica, no entanto o que me chamou a atenção foram os tutoriais dos infográficos.
Ao ver alguns vídeos verifiquei que as ferramentas que eu precisava para levar os meus relatórios para o próximo nível eram aquelas com que trabalhava diariamente internet (tutoriais) e PowerPoint (para criar as formas).
Coloquei logo mãos á obra e consegui fazer alguns exemplos, abaixo podem ver os infográficos que fiz utilizando o PowerPoint e integrando os mesmos no PBI.



No próximo post farei a explicação de como criei o último infográfico (fluxo documental) e a sua integração no PBI.