Como navegar entre páginas

As opções de navegação de um relatório podem ser sempre alvo de discussão entre os utilizadores finais e quem cria o relatório, por mais intuitivo que nos pareça a navegação que venhamos a criar existem sempre opiniões “se fosse assim seria melhor”.

Esta situação torna-se ainda mais evidente quando se trata de uma ferramenta nova e a alteração de comportamentos. No caso do Power BI a comparação vem quase sempre com o Excel em que as pessoas dizem sempre “no Excel isto”, “no Excel aquilo”.

O âmbito da navegação num relatório é bastante vasto, desde a simples mudança de página, passando pela criação de filtros ou de visualizações, neste post vou apresentar 5 forma diferente de navegar entre páginas num relatório.

  • Painel de navegação (default)
  • Bookmarks
  • Botões
  • Botões condicionados
  • Drill-through

Painel de navegação

Por defeito quando publicamos um relatório no Power BI este assume um painel de navegação com todas as páginas (visíveis) que poderá estar localizado na parte debaixo do ecrã (antigo visual PBI service) ou do lado esquerdo do ecrã (novo visual do PBI service):

Antigo visual
Novo visual

Como podem verificar a opção standard do Power BI é muito similar ao Excel em que temos um separador por cada página a única diferenciação é a orientação no novo visual.

Bookmarks

Quando a opção dos bookmarks apareceu no PBI começou a abrir-se a porta para a navegação dentro do relatório fosse mais dinâmica não só porque os bookmarks permitiam mudar de página mas também permitem a passagem de filtros ou voltar a um valor default.

Para que consigamos utilizar estes bookmarks como navegação temos de associar os mesmos às acções de uma imagem ou de um botão no entanto são bastantes úteis (vejam mais informações na documentação disponível).

Add bookmark link to an object

Apesar desta ser uma opção bastante interessante poderá trazer algumas dificuldades especialmente se a actualização dos mesmo não for efectuado aquando das alterações das páginas e podemos ver-nos a ter que seleccionar diversas visualizações uma e outra vez por escolhemos o bookmark sem termos gravado.

Botões

Esta opção é similar a anterior mas com uma nuance em vez de associarmos a acção dos botões a um bookmark associamos a uma página.

Page navigation action

Esta opção foi disponibilizada na versão de Março do PBI e vem simplificar a forma como navegamos pois não temos que estar sempre a recordar que bookmark esta associado a que página, nem se ao alterarmos uma página temos de actualizar o bookmak.

Botões condicionados

Esta opção trata-se apenas de uma evolução do ponto anterior em que possibilita a opção de com base numa selecção de um slicer escolhermos a página para onde queremos navegar e depois ir para essa página, poderá ser especialmente útil em caso que queremos reduzir o espaço ocupado pelos botões e termos um único botão, ou então quando temos o crescimento do número de páginas no relatório e não queremos estar sempre a criar novos botões ou bookmarks.

Vejam uma explicação detalhada de como conseguir esta navegação neste link.

Drill-through

A opção de drill-trough (perfurar) está presente no PBI já à algum tempo e permite definir um conjunto de campos em várias páginas de um relatório que relacionam as visualizações sendo que conseguimos navegar entre visualizações em páginas diferentes mantendo o contexto da página anterior.

Isto significa que a página de destino será filtrada de acordo com a selecção feita na página inicial.

Esta opção tem uma configuração algo complexa mas quando bem estruturada permite inclusivamente fazer a transição entre relatórios e não apenas dentro do mesmo relatório.

Por exemplo se tivermos dois relatórios independentes (financeiro e vendas) baseado em períodos de tempo e empresas com o drill-trough conseguimos por exemplo verificar qual o detalhe das vendas relativo ao ano de 2020 partindo do relatório financeiro.

Vejam as opções disponíveis neste link.

Pessoalmente penso que a navegação do relatório deverá ser o mais “amiga do utilizador” possível no entanto muitas vezes estamos limitados por espaço, formatos, opções ou gosto pessoal pelo que conhecer as alternativas pode ajudar-nos a escolher a melhor opção, quem sabe se não é um conjugação de todas as que foram apresentadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: