Na criação de gráficos e relatórios muitas vezes necessitamos de visualizar informação com uma mesma base de análise no entanto os dados base diferem. Este caso acontece frequentemente com as datas.
Vamos tomar como exemplo a tabela de encomendas composta pelos dados abaixo:

Podem surgir diversas questões relacionadas com esta simples tabela no entanto de certeza que a primeira que nos ocorre é:
Qual o número de encomendas (ou quantidade) por data de criação e data de entrega?
A primeira abordagem seria criar dois gráficos um por cada tipo de data:

Como podem verificar a informação é compressível e responde ao que é questionado no entanto não temos uma efectiva comparação. Se olharmos com atenção para o eixo do X um dos gráficos começa no dia 5 Agosto e o outro no dia 6 Agosto, isto leva, a uma distorção dos dados pelo utilizador pois sendo que são apresentadas o mesmo número de colunas nos gráficos a comparação não é feita na mesma ordem.
Assim para resolver esta questão temos de criar uma tabela adicional de datas que nos permita normalizar as duas datas numa só:

Esta tabela servirá para criar uma relação entre as duas colunas de data. Assim temos de criar uma relação tal como exemplificado abaixo:

Podemos verificar que temos duas relações criadas sendo que uma delas está inactiva (simbolizada pela linha a tracejado).
Se agora criarmos um gráfico com a coluna de data do calendário e a contagem do ID temos um gráfico similar ao primeiro:

Agora apenas temos de criar uma medida para ir buscar os dados da data de entrega:
Delivery_date_Measure =
CALCULATE (
COUNT ( Encomendas[ID] ),
USERELATIONSHIP ( 'Calendar'[Date], Encomendas[Delivery_Date] )
)
Assim obtemos o gráfico abaixo:

A informação passa então a ser comparável rapidamente e podemos verificar que o número de encomendas que foram entregues no dia 10 é em número igual às encomendas criadas.
A utilização da sintaxe USERELATIONSHIP fez com que a relação inactiva entre a data entrega e o calendário fosse utilizada em detrimento da relação principal.
Esta função especifica a relação a ser utilizada num cálculo específico como aquela que existe entre columnName1 e columnName2.
Esta função permite-nos realizar cálculos sobre duas tabelas relacionadas mas utilizando diferentes perspectivas de análise não nos obrigando a activar / desactivar manualmente as relações existentes ou desmultiplicar alguma das tabelas.
Verifiquem a documentação no link abaixo assim como um video explicativo de como tratar várias datas no Power BI :
https://docs.microsoft.com/pt-pt/dax/userelationship-function-dax