Ficheiros HTML

A utilização de ficheiros HTML é algo que se torna recorrente nos dias de hoje, sendo um formato usual surgem várias vezes na comunidade do Power BI perguntas sobre como aceder a informação.

Sendo um formato que permite diversos modelos é comum ver nas tentativas das pessoas a gravação em formato CSV, Excel, PDF, entre outros, no entanto o Power BI permite a abertura imediata destes ficheiros e a sua leitura nos mais diversos formatos.

Neste post vamos explorar rapidamente como podemos abrir um ficheiro HTML e utilizá-lo nos nossos relatórios de forma rápida.

Antes demais se formos verificar no tipo de ligações permitidas não temos nenhum formato HTML isto porque tal como foi referido este pode ser lido de diversas formas, assim o que temos de fazer é simplesmente selecionar a opção Web.

Podem vocês estar a pensar mas esta ligação web apenas serve para paginas de internet, afinal mesmo na documentação do Power BI os exemplos utilizados são para páginas de internet. No entanto este tipo de ligação o que pede é um URL em formato texto o que pode ser uma página de Internet ou um ficheiro local.

Se continuarmos e dependendo dos formatos presentes no nosso HTML temos as opções normais de uma página da internet com a vista das tabelas ou a seleção da web page:

Neste ponto e dependendo do formato e da informação que queremos retirar do nosso ficheiro podemos não conseguir os dados necessários. Face a esta questão temos uma alternativa que é a utilização do conector CSV.

Vamos então fazer a ligação a um ficheiro CSV normal, no entanto depois dessa ligação estar feita vamos ao passo da source e modifica-lo:

Vamos então alterar para o seguinte:

Neste caso em particular o meu documento tem várias linhas que eu necessito retirar informação sendo que tenho que tratar a informação antes de ter os dados prontos para serem apresentados em colunas assim indiquei que o delimitador da coluna era o # pois não está presente no ficheiro.

Como resultado temos os dados abaixo:

Como podem ver tenho um simples ficheiro de texto que agora posso tratar como preferir.

Se verificarmos com mais atenção temos diversos formatos pelo que podemos nalguns casos (como o apresentado) mudar o tipo de formatação de HTML para CSV e obter o nosso resultado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: